Tati Nassif Pro

10 benefícios que a creche para cachorros pode oferecer

13 de fevereiro de 2023

|

Milk

 

 

creche para cachorros é uma ótima forma de prevenção e reabilitação de alguns problemas de comportamento, além de ser um espaço de convivência entre cachorros com supervisão qualificada. É atualmente um dos serviços mais completos que se pode encontrar, pois combina gasto de energia, adestramento e socialização. A creche canina é, também, conhecida por ser a solução para cães que passam muito tempo sozinhos. Mas é muito mais do que isso, saiba aqui como identificar o estabelecimento perfeito para o seu melhor amigo.

Benefícios para seu dog frequentar a creche para cachorros:

1- Prevenção de problemas comportamentais de diferentes ordens, especialmente os relacionados a acumulo de energia como: destruição, ansiedade, agitação, latidos excessivos

2- Auxílio na ansiedade de separação baixa ou moderada: estimular que o cão tenha diferentes vínculos sociais ajuda a prevenir dependências emocionais com os tutores. A sensação de segurança é fundamental com relação ao ambiente, os cuidadores e com os outros cães.

Creche para cachorro
Foto: Two Clicks

3- Enriquecimento ambiental: o ambiente estimulante e corretamente direcionado de atividades favorece a prática de comportamentos naturais da espécie em um contexto apropriado e, portanto, acaba por reduzir as chances de comportamentos “inapropriados” dentro de casa como cavar, roer ou correr.

4- Socialização: os cães possuem fases de desenvolvimento mais propícias para a prática da socialização onde irão entender que outros seres não ameaças e podem trazer boas emoções como afeto e diversão. Mas é a continuidade das habilidades sociais na frequência da creche mantem os benefícios da vida social ativos por toda a vida.

5- Companhia e supervisão para cães que ficam sozinhos: além do sofrimento que muitos cães passam por ficarem sozinhos já que são seres sociais, alguns podem se colocar em risco ingerindo objetos perigosos ou tentando fugas.

6- Hospedagem: a frequência da creche canina tende a favorecer a adaptação cão durante o período de hospedagem que é um momento bastante delicado para boa parte dos cães.

7- Adestramento básico: geralmente comandos básicos (senta, deita, fica, vem) são aprendidos dentro da creche, pois elas já oferecem aulinhas inclusas na rotina. Apesar disso, alguns cães podem precisar de trabalhos individualizados em paralelo a frequência da creche para tratar de outras questões, incluindo a medicina veterinária comportamental.

8- Suporte familiar: o trabalho comportamental que deve ser conduzido nas creches envolve certa proximidade com os tutores, pois muitos das vivências fora do ambiente de creche podem refletir na postura do cão diante de outros cães e pessoas. Nesse contexto deve-se considerar também diversos momentos de vida pelas quais as famílias passam e pode ser um desafio para os cães: mudanças de casa, separação ou perda de pessoas, instabilidades financeiras.

9- Bem- estar e qualidade de vida: um cão bem adaptado pode desfrutar da creche para a melhoria de seu bem-estar e saúde como um todo ajudando até em sua longevidade. Além dos cuidados emocionais e comportamentais, a saúde física também deve ser uma preocupação do estabelecimento. Pelo profundo conhecimento que a creche passa a ter dos cães, elas podem ser ótimas referências na ajuda de processos diagnó

Natação para cacchorro
Foto: Two Clicks

sticos e de recuperação. Deve haver também protocolos claros quantos aos cuidados com a saúde coletiva e critérios base para frequentar o espaço.

10 – Encontre diversos serviços integrados: natação, atendimento clinico, fisioterapia, medicamentos, alimentação…ter uma rede que possa oferecer todo o apoio necessário ao cão de forma integrada pode ser uma grande praticidade ao tutor.

O mercado está cheio de opções em creche canina e é importante entender o que cada uma pode oferecer. Algumas são maiores, outras menores, algumas são especializadas nessa área, outras agregam diferentes serviços, algumas dão ênfase na reabilitação enquanto outras na prevenção e manutenção. E para cada focinho um formato pode ser mais indicado que o outro.

Espaços planejados de acordo com o porte dos cães  são um dos diferenciais a se procurar. O trabalho personalizado acaba potencializando o aproveitamento das atividades e a segurança dos cães. É importante uma rotina que atenda as necessidades dos cães de forma completa, incluindo momentos de relaxamento e obediência. O monitoramento através de câmeras online oferece transparência e segurança aos tutores.

Buscar por princípios sólidos e conhecimento técnico na equipe que cuidará dos cães é essencial. Seguindo uma postura ética, a própria creche deverá direcionar e encaminhar o cão caso entenda que não consegue oferecer as condições que ele precisa naquele momento de sua vida.

 

Quer conhecer mais sobre a nossa creche canina ou a nossa escola para filhotes? Basta clicar nos links.

 

Tatiana Nassif – psicóloga especializada em comportamento animal, fundadora e diretora da Dog Adventure

POSTS EM DESTAQUE

Siga no Instagram

Visite o Lattes

Conecte-se-se no LinkedIn