Tati Nassif Pro

Cuidando de Quem Cuida: A Importância da Saúde Mental para Profissionais do Mercado Pet

12 de abril de 2024

|

Tatiana Nassif

O mercado pet é um universo encantador e repleto de paixão.
No entanto, por trás do brilho dos olhos dos animais e dos sorrisos dos donos, existe uma realidade que nem sempre é fácil para os profissionais que trabalham nesse setor. Muitas vezes, esses profissionais enfrentam desafios que podem afetar profundamente sua saúde mental, e é crucial que reconheçamos a importância de cuidar desses cuidadores.
Afinal, cuidar de cães, é cuidar de vidas.

A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva, emocional ou a ausência de uma doença mental.

Quando há ausência da saúde mental, diversas áreas são prejudicadas. Empreendedores e profissionais de creches tendem a sofrer por comparações, pressão social, julgamento de si e do outro e pelo próprio esgotamento que cuidar de vidas (cães) pode trazer.


O Burnout

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Ele pode se manifestar de diversas formas, incluindo exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Quando não tratado, o Burnout pode levar a problemas de saúde mental mais sérios, como ansiedade, depressão e até mesmo síndrome do pânico.

É fundamental que os profissionais de creches caninas estejam cientes dos sinais de Burnout e aprendam a cuidar de sua saúde mental. Isso inclui tirar tempo para si mesmos, estabelecer limites saudáveis entre trabalho e vida pessoal, buscar apoio emocional quando necessário e praticar técnicas de autocuidado, como exercícios físicos, meditação e hobbies relaxantes.

Além disso, é importante que os empregadores no mercado pet reconheçam a importância da saúde mental de seus funcionários e promovam um ambiente de trabalho que incentive o bem-estar emocional. Isso pode incluir oferecer apoio psicológico, promover a educação sobre saúde mental, implementar programas de gerenciamento de estresse e garantir que os profissionais tenham tempo suficiente para descansar e recarregar suas energias.

Cuidar da saúde mental dos profissionais do mercado pet não é apenas uma questão de compaixão, mas também de responsabilidade. Ao garantir que esses cuidadores estejam saudáveis e felizes, não apenas estamos protegendo seu bem-estar individual, mas também garantindo a qualidade dos serviços prestados aos cães e seus tutores. Afinal, profissionais felizes e saudáveis são capazes de oferecer um cuidado mais atencioso e dedicado, criando um ciclo positivo de bem-estar para todos os envolvidos.

E a saúde mental dos cães?

Assim como nós, os cães também precisam ter formas de manter seu bem estar. E as mesmas técnicas que funcionam para nós, podem funcionar para eles.
E podemos aplicar isso seguindo os 7 passos para o bem-estar, criados por Shawn Achor, autor do best seller ‘O jeito Harvard de ser feliz’:

  1. Aguardar com expectativa
  2. Gestos conscientes de bondade
  3. Injetar positividade e anular negatividade
  4. Exercícios físicos
  5. Experiências ao invés de coisas
  6. Estimular pontos fortes
  7. Meditação

Saiba mais sobre o assunto nos meus posts do Instagram:

→ Os que os cães tem para nos ensinar sobre a Saúde Mental
Parte I
Parte II


Portanto, vamos lembrar sempre: o cuidado com os cães começa por cuidar de quem cuida deles.

Vamos priorizar a saúde mental dos profissionais do mercado pet e criar um ambiente de trabalho onde todos possam prosperar e se sentir valorizados. Juntos, podemos construir uma comunidade mais saudável e compassiva para nossos amigos de quatro patas e para aqueles que dedicam suas vidas a cuidar deles.


Quer saber como manter a saúde mental para você e sua equipe?
Saiba mais sobre as opções de terapia para creches caninas.

POSTS EM DESTAQUE

Siga no Instagram

Visite o Lattes

Conecte-se-se no LinkedIn

Picture of Tatiana Nassif

Tatiana Nassif

Consultora Mercado Pet, Professora e Palestrante, Psicóloga e Terapeuta, Produtora de conteúdo, Empreendedora, Idealizadora da Dog Adventure Centro de Treinamento Canino