A chegada de um filhote em uma família com presença de crianças pode ser um desafio. Afinal, é nessa fase que o cão começa a perceber o ambiente a seu redor e a criar comportamentos que irão lhe acompanhar em sua vida adulta.
Crianças amam pets e ajudar os cães a desenvolver uma relação saudável com eles é um processo que se deve dedicar tempo.
O processo precisa ser gradual, é preciso usar a abordagem correta, evitar momento de picos de energia, entre outros cuidados.
Para esse processo a atividade de habituação com crianças é uma das técnicas que ajudam os filhotes a se desenvolverem na presença destes pequenos.
O objetivo é usar a vinculação com a criança com o uso de processos lúdicos gerando uma associação positiva entre eles. Isso ajuda os filhotes a se acostumarem com a energia mais agitada das crianças, seu tom de voz e toque.
Os benefícios para o filhote:
- Fortalece comportamentos saudáveis para a vida adulta
- O cão aprende a descriminar o que é correto e tem recursos de outros comportamentos mais apropriados para que possa interagir melhor com o convívio humano
- Se habitua com a presença da criança no ambiente (sons, velocidade de movimento e outras particularidades)
E o aprendizado não é só para os filhotes, durante o processo é preciso ensinar as crianças a respeitarem os cães e até lerem alguns sinais de comunicação que os cães dão!
O papel da criança nessa relação:
- Perceber sua expressão corporal,
- Como manter o autocontrole sobre as emoções,
- Adequar a postura e a maneira de olhar e falar com o cão
- Respeitar os limites e realizar a aproximação apenas com a permissão do cão
- Conscientização sobre comportamentos que não devem ser endossados (como a mordida por exemplo – é preciso direcionar o cão para outra brincadeira o ambiente)
Se aprofunde mais sobre o assunto nos meus posts do Instagram:
Por isso, se você deseja conhecer mais meu trabalho com famílias multiespécie através da Consulta Comportamental, fale comigo!